O principal problema natural enfrentado pela caatinga é o regime incerto de chuvas, que faz com que vários rios sequem no verão. Já os problemas causados pelos humanos é a intensificação da seca pelo aquecimento global, a desertificação causada pelo fato de tirarem a camada natural de vegetação, que também causa laterização e lixiviação.

Caatinga: Um domínio Brasileiro

A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. São mais de 826 mil quilômetros quadrados de área, englobando parte do Ceará, Bahia, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Sergipe, Alagoas e Minas Gerais. Entre as cerca de 400 espécies típicas da região, destacam-se o juazeiro, xique-xique, pereiro, sabiá, jurema, catingueira e mandacaru. A caatinga também pode ser considerada a mais densamente povoada entre as regiões do semi-árido, com uma população de aproximadamente 22 habitantes por quilômetro quadrado.

segunda-feira, 3 de maio de 2010


A maior parte da população local sobrevive às custas de uma agricultura insipiente, de um extrativismo vegetal pobre e de uma pecuária irrisória. Existe a pecuária bovina e a pecuária caprina, sendo esta mais importante que a outra. As cabras tiram seu sustento dos brotos das plantas e até de raízes que buscam cavando com seus cascos. Ovinos deslanados também são criados como alternativa.
Por outro lado, o aspecto agressivo da vegetação contrasta com o colorido diversificado das flores emergentes no período das chuvas, cujo índice pluviométrico varia entre 300 e 800 milímetros anualmente. A Caatinga apresenta três estratos: arbóreos (8 a 12 metros), arbustivo (2 a 5 metros) e o herbáceo (abaixo de 2 metros). Contraditoriamente, a flora dos sertões, constituída por espécies com longa história de adaptação ao calor e à secura, é incapaz de reestruturar-se naturalmente se máquinas forem usadas para alterar o solo. A degradação é, portanto, irreversível na Caatinga. No meio de tanta aridez, a Caatinga surpreende com suas "ilhas de umidade" e solos férteis. São os chamados brejos, que quebram a monotonia das condições físicas e geológicas dos sertões. Nessas ilhas é possível produzir quase todos os alimentos e frutas peculiares aos trópicos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário